Origem
As
celebrações no mês de dezembro aconteciam muito antes do nascimento de
Jesus. Para o hemisfério Norte, com o início de dezembro chega o inverno, e os
povos antigos comemoravam o final de ano com muita fartura. As festas aconteciam também na Mesopotâmia, e depois o costume foi absorvido pelos
romanos. Começavam no dia 17 de dezembro e continuavam até 1º de janeiro, um tempo também para descanso com a família. Somente após a cristianização
do Império Romano é que o dia 25 de dezembro passou a ser a celebração
do nascimento de Jesus. Dizem que a Estrela de Belém foi colocada no céu
por Deus, para indicar o caminho até Jesus para os Três Reis Magos. Os
astrônomos, hoje em dia, dizem que a estrela, na verdade, era só um
cometa.
Papai Noel
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, um homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximo das chaminés de casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação de sua imagem ao Natal aconteceu na Alemanha e se espalhou pelo mundo em pouco tempo, ganhando o nome de Santa Claus nos Estados Unidos, de Papai Noel no Brasil e de Pai Natal em Portugal.
Árvore de Natal
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martin Luther. Certa noite, enquanto caminhava por uma floresta, ele percebeu que as luzes das estrelas brilhavam por entre os galhos (que se tornariam as velas de enfeite e, mais tarde, as luzes que piscam) e ficou maravilhado.
Presentes
Não se sabe ao certo como começou essa tradição, mas hoje em dia as pessoas costumam dar presentes para alegrar e reunir a família para festejar!
BOAS FESTAS!!!
Arya
Nenhum comentário:
Postar um comentário